Pastoral da semana

 
COMO DISCIPLINAR SEUS FILHOS COM A BÍBLIA?

Os pais tem muitos desejos para seus filhos, desejos bons e lícitos: que eles sejam profissionais bem sucedidos, que suas famílias sejam grandes e bem estruturadas, que eles não tenham problemas financeiros no futuro, que sejam felizes. Não há nada de errado em pais desejarem, ensinarem e batalharem por isso para seus filhos.

Mas pais cristãos precisam ter um desejo que esteja acima desses. Pais cristãos precisam desejar para seus filhos em primeiro lugar que eles conheçam e amem ao Criador do universo, o Senhor de todas as coisas: Deus!

Para que isso aconteça, é necessário que os pais cristãos desempenhem um papel importantíssimo na vida de seus filhos: de discipulador. O Salmo 78.3,4 diz: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez.” Os pais são os primeiros a contar para seus filhos dos grandes feitos do Senhor na vida deles.

Confiar e obedecer ao Senhor não é algo automático para as próximas gerações. É algo que precisa ser cultivado, cuidado e reforçado dia a dia. E não apenas os nossos filhos sofrerão com isso, mas toda uma geração que vem após ela. E para isso precisamos usar primeira e principalmente a Bíblia. Se os pais não valorizam a Palavra de Deus, ela será ausente dentro do seu lar.

Mas se os pais pensam na Bíblia como o livro que contém as verdades eternas e do Salvador Jesus Cristo, eles farão o que for preciso para tornar as Escrituras relevantes em sua vida e na vida dos seus filhos.

Porém essa não é uma tarefa fácil, principalmente para pais que não tiveram um bom exemplo dos seus pais em casa ou até vem de famílias não cristãs. Pensando nisso, vamos trazer 7 ideias de como cumprir o papel que Deus te confiou, dando seus filhos para você discipular, usando a Palavra de Deus.

1. Leia a Bíblia toda: Você deve começar pelo básico: leia a Bíblia. E não precisa ser um momento específico de ensino (no cultinho). Ao invés de ler histórias de princesas ou super heróis, pegue a Bíblia e leia. Prefira uma versão que seja mais simples (recomendamos a NVT) e comece pelas histórias do Antigo Testamento. A medida que as crianças forem crescendo e ganhando maturidade, inclua as partes mais abstratas da Bíblia, como as epístolas.

2. Use você mesmo como recurso: Se você lê com a voz monótona, rapidamente eles ficarão entediados. Para isso não acontecer, mude a voz dos personagens, faça gestos em algumas palavras, encene o trecho que você está lendo.

3. Mostre Jesus a medida que for lendo: A Bíblia é um livro de uma única história, que é o plano redentor de Deus para salvar a humanidade usando Jesus. Faça as conexões com Jesus quando você for lendo (por exemplo, na queda Adão falhou, mas Jesus teve sucesso).

4. Faça perguntas: Em vez de ser apenas um monólogo, faça perguntas sobre a história que você está contando, sobre o que já falou, sobre o que eles pensam que acontecerá ou o porque que Deus fez e permitiu aquilo.

5. Cante, ore e memorize a Bíblia: seja exemplo de oração em casa. Ore com seus filhos e peça para eles orarem. Coloque músicas e audiolivros que falem de Jesus para eles ouvirem, memorizem juntos como família versículos, cole versículos pela casa.

6. Leve seus filhos para a Igreja: o papel de falar do Evangelho para as crianças é primeiramente dos pais. A igreja tem o papel de reforçar e auxiliar nesse domingo, através do ministério infantil e do culto público.

7. Peça ajuda aos líderes da Igreja: talvez você seja novo na fé ou nunca trabalhou no ministério infantil e tenha dificuldade em escolher bons recursos para auxiliar no crescimento espiritual da família, ou não estar sabendo lidar com alguma coisa. Você pode e deve procurar os pastores, líderes e professores do ministério infantil, líderes de pequenos grupos e pais mais experientes. Essas pessoas certamente estarão dispostas a te ajudar e ajudar sua família.

Não se esqueça: a melhor criação cristã de filhos vem de uma mãe e um pai firmemente fundamentados em Cristo. Por isso, não negocie seu tempo com a Palavra de Deus. Esse será o melhor exemplo que você pode dar a seus filhos.

Isabela Vale
Líder do Ministério Infantil – IPC Kids