Igreja

História

A história da IPCandeias teve início no dia 31 de agosto de 1957, quando a missionária Ann Pipkin começou no bairro de Candeias em Jaboatão dos Guararapes – PE um trabalho com crianças. Sua estratégia inicial foi visitar familiares dos alunos da Escola Bíblica Dominical. Em apenas três meses, 35 pessoas já frequentavam as reuniões com a missionária norte americana. Em 1958, o missionário Donald Williams, então presidente da Missão Presbiteriana Norte Americana no Brasil, construiu um pequeno salão de culto. E em 1964 a Congregação passou a fazer parte do Presbitério de Pernambuco. Em fevereiro de 1971 assumiu o pastorado o Rev. Josibias Marinho, mas por motivo de saúde, foi substituído em 1974 pelo Rev. Manoel Ferreira. No dia 19 de março de 1978, ainda no pastorado de Ferreira, a Congregação passou a ser Igreja Presbiteriana de Candeias.
No decorrer dos anos, a Igreja foi comandada pelos pastores: Manoel Ferreira, Airton Pessoa, Pedro Marques, José de Lima, Eudes Coelho, Lutero Rocha, Ivaldo Calado, José Clóvis e Halley Franco. A IPCandeias conta hoje com mais de mil membros comungantes e vem ao longo de sua história vencendo os desafios confiando no Deus que a sustenta, e que marcha à sua frente, além de estar vivendo uma das fases mais lindas e desafiantes com o crescimento do Projeto Koinonia, do ministério Plano B e da sua congregação no centro do Recife, A Ponte. Liderança e membros estão convictos que esta é a estratégia de Deus para este tempo.

Missão

Ser uma Igreja que procura andar nos passos do Espírito Santo de Deus, levando a Bíblia a sério. Nosso compromisso é desafiar a atmosfera rotineira da Igreja com a mensagem vibrante do Evangelho, mensagem esta que nos enche de vida. Fazer com que àqueles que entrarem em nossa Igreja, encontrem certamente o amor e a amizade entre os irmãos, a paz no Senhor Jesus e um ambiente de muito envolvimento congregacional e social.

Fundamentos

A Igreja Presbiteriana de Candeias é fundamentada nas Confissões de Fé de Westminster.
Incentivamos estes documentos sejam lidos, pois são uma obra preciosa para pesquisa, estudo, e apreensão da Palavra de Deus.

Clique e faça o download. Confissões de Fé de Westminster

Liderança

Reverendo Halley Franco
O Rev. Halley Franco é o atual líder pastoral da IPCandeias. O “cometa” Halley como é carinhosamente conhecido é muito querido pelos membros e comanda a Igreja há mais de 20 anos. Em toda a história da IPC, Rev. Halley é o pastor com mais tempo a frente do rebanho. Iniciou sua formação teológica no Seminário Bíblico Palavra da Vida (São Paulo), cursou bacharelado no Seminário Presbiteriano do Norte (Recife), é especialista em História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre em Teologia Prática e Doutor em Ministério pela Faculdade Teológica Sul Americana (Paraná). O mato-grossense Halley é casado com Raquel Pereira e pai de três filhos: Guilherme, André e Marina.


Reverendo Guilherme Franco
Guilherme Franco deu início ao projeto Plano B, está à frente da conferência Oxigênio e é o atual pastor da Igreja A Ponte no Recife antigo. Possui formação no Instituto Bíblico Palabra de Vida, na Argentina, justamente onde começou a sonhar com um projeto diferenciado e atrativo, a fim de resgatar jovens para o Senhor Jesus. Após um ano de dedicação, o projeto Plano B foi inaugurado em Recife, em março de 2008. O projeto tem uma visão bastante evangelística, e tem atraído centenas de jovens semanalmente para aprender sobre Jesus e para estarem em comunhão com outros irmãos. O Plano B tornou-se ONG no início de 2011 e está agindo no âmbito social, com a visão de beneficiar de diversas formas os jovens carentes que chegam ao projeto.
Em 2014 deu início a mais um dos sonhos de Deus através da Igreja A Ponte localizada no Recife Antigo, uma extensão da Igreja Presbiteriana de Candeias.
Guilherme Franco é casado com Bruna Franco e pai do pequeno Lucca.


Reverendo Lourinaldo Filho

O Rev. Lourinaldo é paraibano de Campina Grande, casado com Aparecida (Cida) e tem um filho (o Netinho) que mora em João Pessoa/PB, onde cursa Medicina. O Reverendo foi ordenado ao Ministério em 1999, no Presbitério do Maranhão, como Pastor da Igreja Presbiteriana de São Luís.
Em função de suas atividades executivas em uma multinacional, foi também pastor, ao longo dos anos, nas cidades de Fortaleza, João Pessoa e Maceió. Está como Pastor Auxilar na IPC desde 2011.
Seu estilo sereno produz um saudável contraste à vida da Igreja, pois foca o seu ministério no desenvolvimento da espiritualidade do rebanho.


Seminarista Lucas Rebouças
Lucas Rebouças, líder do projeto Plano B, é formado em Publicidade e Propaganda pela AESO e estuda Teologia na FTSA. Sempre esteve engajado nas atividades regulares da Igreja e, por isso, Deus o tem capacitado para estar à frente do Plano B, com um desafio ainda maior, o de encorajar e ministrar sobre os jovens e adolescentes da IPCandeias.
Com uma linguagem informal e contextualizada, centenas de jovens, a partir dos 13 anos, têm se aproximado do Senhor graças ao trabalho desenvolvido por Lucas e sua equipe no Plano B.
Lucas é casado com Myrella Bezerra.

 

Seminarista Lucas Dias
Lucas Dias é formado no Instituto Bíblico Palavra da Vida (Nordeste) e atua na liderança do Plano B Teen,  o ministério de adolescentes da IPCandeias. Ele se dedica também  à área de ensino, instruindo os jovens e adolescentes ao crescimento na vida cristã. Atualmente Lucas cursa Bacharelado em Teologia, pelo Seminário Presbiteriano do Norte, e tem buscado constantemente uma formação ministerial de qualidade e  contextualização com essa faixa etária.