Igreja

História

A história da IPCandeias teve início no dia 31 de agosto de 1957, quando a missionária Ann Pipkin começou no bairro de Candeias em Jaboatão dos Guararapes – PE um trabalho com crianças. Sua estratégia inicial foi visitar familiares dos alunos da Escola Bíblica Dominical. Em apenas três meses, 35 pessoas já frequentavam as reuniões com a missionária norte americana. Em 1958, o missionário Donald Williams, então presidente da Missão Presbiteriana Norte Americana no Brasil, construiu um pequeno salão de culto. E em 1964 a Congregação passou a fazer parte do Presbitério de Pernambuco. Em fevereiro de 1971 assumiu o pastorado o Rev. Josibias Marinho, mas por motivo de saúde, foi substituído em 1974 pelo Rev. Manoel Ferreira. No dia 19 de março de 1978, ainda no pastorado de Ferreira, a Congregação passou a ser Igreja Presbiteriana de Candeias.
No decorrer dos anos, a Igreja foi comandada pelos pastores: Manoel Ferreira, Airton Pessoa, Pedro Marques, José de Lima, Eudes Coelho, Lutero Rocha, Ivaldo Calado, José Clóvis e Halley Franco. A IPCandeias conta hoje com mais de mil membros comungantes e vem ao longo de sua história vencendo os desafios confiando no Deus que a sustenta, e que marcha à sua frente, além de estar vivendo uma das fases mais lindas e desafiantes com o crescimento do Projeto Koinonia, do ministério Plano B e da sua congregação no centro do Recife, A Ponte. Liderança e membros estão convictos que esta é a estratégia de Deus para este tempo.

Missão

Ser uma Igreja que procura andar nos passos do Espírito Santo de Deus, levando a Bíblia a sério. Nosso compromisso é desafiar a atmosfera rotineira da Igreja com a mensagem vibrante do Evangelho, mensagem esta que nos enche de vida. Fazer com que àqueles que entrarem em nossa Igreja, encontrem certamente o amor e a amizade entre os irmãos, a paz no Senhor Jesus e um ambiente de muito envolvimento congregacional e social.

Fundamentos

A Igreja Presbiteriana de Candeias é fundamentada nas Confissões de Fé de Westminster.
Incentivamos estes documentos sejam lidos, pois são uma obra preciosa para pesquisa, estudo, e apreensão da Palavra de Deus.

Clique e faça o download. Confissões de Fé de Westminster

Liderança

Reverendo Halley Franco
O Rev. Halley Franco é o atual líder pastoral da IPCandeias. O “cometa” Halley como é carinhosamente conhecido é muito querido pelos membros e comanda a Igreja há mais de 20 anos. Em toda a história da IPC, Rev. Halley é o pastor com mais tempo a frente do rebanho. Iniciou sua formação teológica no Seminário Bíblico Palavra da Vida (São Paulo), cursou bacharelado no Seminário Presbiteriano do Norte (Recife), é especialista em História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre em Teologia Prática e Doutor em Ministério pela Faculdade Teológica Sul Americana (Paraná). O mato-grossense Halley é casado com Raquel Pereira e pai de três filhos: Guilherme, André e Marina.


Reverendo Guilherme Franco
Guilherme Franco deu início ao projeto Plano B, está à frente da conferência Oxigênio e é o atual pastor da Igreja A Ponte no Recife antigo. Possui formação no Instituto Bíblico Palabra de Vida, na Argentina, justamente onde começou a sonhar com um projeto diferenciado e atrativo, a fim de resgatar jovens para o Senhor Jesus. Após um ano de dedicação, o projeto Plano B foi inaugurado em Recife, em março de 2008. O projeto tem uma visão bastante evangelística, e tem atraído centenas de jovens semanalmente para aprender sobre Jesus e para estarem em comunhão com outros irmãos. O Plano B tornou-se ONG no início de 2011 e está agindo no âmbito social, com a visão de beneficiar de diversas formas os jovens carentes que chegam ao projeto.
Em 2014 deu início a mais um dos sonhos de Deus através da Igreja A Ponte localizada no Recife Antigo, uma extensão da Igreja Presbiteriana de Candeias.
Guilherme Franco é casado com Bruna Franco e pai do pequeno Lucca.


Reverendo Edney Santos


Seminarista Lucas Rebouças
Lucas Rebouças, líder do projeto Plano B, é formado em Publicidade e Propaganda pela AESO e estuda Teologia na FTSA. Sempre esteve engajado nas atividades regulares da Igreja e, por isso, Deus o tem capacitado para estar à frente do Plano B, com um desafio ainda maior, o de encorajar e ministrar sobre os jovens e adolescentes da IPCandeias.
Com uma linguagem informal e contextualizada, centenas de jovens, a partir dos 13 anos, têm se aproximado do Senhor graças ao trabalho desenvolvido por Lucas e sua equipe no Plano B.
Lucas é casado com Myrella Bezerra.

 

Seminarista Lucas Dias
Lucas Dias é formado no Instituto Bíblico Palavra da Vida (Nordeste) e atua na liderança do Plano B Teen,  o ministério de adolescentes da IPCandeias. Ele se dedica também  à área de ensino, instruindo os jovens e adolescentes ao crescimento na vida cristã. Atualmente Lucas cursa Bacharelado em Teologia, pelo Seminário Presbiteriano do Norte, e tem buscado constantemente uma formação ministerial de qualidade e  contextualização com essa faixa etária.